sábado, 21 de setembro de 2013

Bem assim e não se fala mais nisso...



 ...Pessoas pessimistas têm a estranha mania de desconfiar 

de tudo e de todos e de acreditar que se algo pode dar 

errado, vai dar! Devem ser as tais criadoras da Lei de

Murphy. Jamais -jamais!- nos conformemos com a crença 

de que a vida é dura, triste e difícil..." 

Me deparei com esta frase em um texto de Rosana Braga e encaixei tantas pessoas com as quais estou convivendo atualmente que finalmente encontrei os motivos de minha insatisfação de te-las por perto, como é tão difícil não se deixar contaminar pelas notícias sempre negativas que elas teimam em trazer.
O mais interessante é que elas nem percebem isso, creio até que para desculpá-las devo fazer uma análise de que devem ser ciclos e que talvez em algum momento eu também tenha ficado assim surda aos belos toques da vida, dos pequenos recadinhos de deus que salvam o dia, o pessimismo não deixa ver  o sol que aparece aquecendo corpos e corações depois de uma semana chuvosa, a moça gentil que para de varrer a calçada e abre o portão da garagem para você entrar com seu carro, a criança que mostra feliz que está aprendendo e tentando melhorar como você explicou naquela conversa chata que teve com ela e pensou que ela nem tinha escutado, os amigos que te recebem com um sorriso logo depois de você ter dito que está triste. Eu não estou em um momento pessimista, porque foram pequenos gestos assim que salvaram o meu dia de ontem e me fizeram gritar a plenos pulmões para estas pessoas cegas de plantão tentando estragar meu dia que nem tudo está perdido. Que existem coisas boas acontecendo e que escolher olhar só o lado ruim do dia é algo que só quem está cego faz.
Faço escolhas com o coração não penso muito às vezes sou impulsiva e se colocam gasolina eu pego fogo e me meto em enrascadas que vão me aborrecer por um bom tempo, bem sou consciênte de que ao fazer escolhas terei consequências e nem sempre serão as que eu imaginei., mas quando as faço com tempo são bem analisadas, pensando em como irão me afetar e se vou prejudicar alguém. Raramente sigo em frente se vou alterar a vida de alguém e percebo isso, mas não dá para controlar tudo, afinal de vez em quando é assim, para prosseguir algo ficará no caminho, entretanto pisar de propósito nunca será minha escolha sempre vou buscar o caminho mais tranquilo sem muitas pisadas na bola...
Não pensem vocês que é fácil...não sou santa, aliás nem um pouco...principalmente para os olhares pessimistas de plantão.  Mas não estou sozinha, sempre recebo recadinhos de meus amigos, os de perto, os de longe e principalmente daqueles que não consigo ver ainda...recados sutis, outros nem tanto, broncas homéricas, doces toques... Pessoas que tocam sem nem ao menos estarem por perto, isso faz com que eu prossiga com fé, otimismo e esperança.
Termino este meu desabafo  na esperança de que alguém ai pessimista acorde e tente olhar melhor o dia, com um jeito Pollyana de ser...(é um livro a personagem com este nome sempre dava uma versão mais otimista para uma situação terrível...). Afinal a vida é isso trocas, o que estamos dando  para o outro é importante ninguém é sozinho a não ser que queira se isolar. Mais sorrisos, mais gestos que iluminam o dia é o que eu espero para mim, para você, para todos nós. Plante sorrisos, dê seu melhor. Contamine tudo com felicidade, afinal se temos a liberdade de escolher, o que ofertar para o outro porque escolher o lado pior do dia. Porque plantar tristeza se o mais bonito é o lado bonito da vida.



Um comentário:

  1. Sim, isso mesmo.

    Eu conheço a Rosana do Somos Todos Um.
    http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/categoria2.asp?aut=20060&categoria=37&tipo=4

    Beijokas
    Noeli

    ResponderExcluir