domingo, 21 de junho de 2009

Caindo da escada!


Nesta sexta-feira minha mãe após tomar seu banho pela manhã , caiu da escada, de acôrdo com ela não acendeu a luz do corredor e confundiu a entrada de seu quarto com a escada, eu a acudi e fomos para o hospital, saímos de lá com umas 15 chapas de seus ossos inteiros...foi um baita susto para mim e graças aos céus apenas muitas dores para ela... tremo só de imaginar o que poderia ter acontecido e como me sentiria.
Para que mais nada ocorra em minha casa ou na de quem vai ler este desabafo fui procurar na internet fotos e artigos de casa segura para crianças e idosos e encontrei informações interessantes:

Casa Segura para Idosos

Quarto de dormir: a cama deve ter cabeceira que sirva de apoio. Antes de levantar, sente na beira da cama e apoie os pés no chão para evitar tontura,interruptor deve estar próximo à cama,evitar tapetes.

Banheiro: os porta-objetos devem ser fixos. Use sabão líquido. Instale tomadas e interruptores em locais altos e secos. Use lente de aumento para ler bulas e marque o horário dos remédios, tapete de borracha, pia sem sifão (pé da pia),colocar barra de apoio no chuveiro,colocar antiderrapante no piso, evitar batente na porta.

Cozinha: na geladeira, as prateleiras devem estar numa altura que não exija que você abaixe nem levante muito os braços. Pratos e copos devem ser de plástico ou de metal. Utilize ferro com suporte fixo e controle automático de temperatura para evitar acidentes.

Sala de visita: os assentos das poltronas e dos sofás não devem ser muito macios. Evite objetos de decoração pesados e de vidro,evitar tapetes, evitar eletrônicos com fios longos,evitar obstáculos na passagem (mesas, cadeiras, armários), utilizar poltronas e sofás com braço, iluminação mais forte, móveis com bordas arredondadas;

Cores e iluminação: barras de apoio, portas e janelas devem ser de cores diferentes das da parede. Idosos precisam de 30% a mais de claridade, por isso a iluminação deve ser farta. O primeiro e o último degraus da escada podem ser marcados com cor contrastante.
Mais informações para uma casa segura neste site:

Depois de ler vários sites, percebi que tenho que fazer algumas adaptações por aqui:
-colocar um portão para fechar a abertura do corredor para escada isto evitará que mesmo no escuro qualquer um caia.
-o banheiro tem o piso lindo...mas...muito liso.
-a cama dela é baixa e não tem um abajur perto.
-pintar o primeiro e o último degrau é algo bem fácil de fazer.

Segunda-feira estarei pesquisando para saber quem poderá fazer estas pequenas e fáceis adaptações por aqui.

Por último vamos tentar ver vídeos assim como estes que achei no youtube para aprender a cair da escada com classe, mas se não surtir efeito pelo menos manteremos o bom humor afinal diz o dito popular:
"Rir é o melhor remédio" e quem sou eu para não acreditar na sabedoria popular.

http://www.youtube.com/watch?v=8Ky2hfD68uw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=IN8pV9f-SF0


4 comentários:

  1. Ótimo post, Inês! Também tenho a minha mãe idosa e vou conversar com ela sobre fazermos algumas adaptações com o intuito de dar mais segurança e conforto à ela. Adorei os videos. Realmente é fundamental ter muita classe na hora do estabaco! rs

    ResponderExcluir
  2. É amiga, temos que cuidar de nossos primeiros amores com muito carinho e cuidado, fico feliz por ser útil para você.
    Obrigada pela visita.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A escada é um perigo para pessoas de todas as idades.
    Fiquei muito preocupada com a vovó.
    Ainda bem que ela tem uma filha tão zelosa como vc, tia!

    ResponderExcluir