sábado, 18 de julho de 2009

Olhares!






“Nem sempre é necessário que mudemos de rumo para descobrir todas as belezas dos caminhos. Basta que ajustemos os nossos passos e mudemos apenas a maneira de olhar para colhermos rosas e carinhos.”
(Desconheço o autor...procurei na Internet e não achei...)

Esta frase recebida do amigo Joilson nos meus recados do orkut me fez pensar, como nossos amigos sem perceber nos enviam palavras, que nos refrescam o coração mesmo não tendo a menor noção de que estamos magoados ou vivendo momentos de tensão.
Amigos são mágicos!
Esta semana tive aborrecimentos que fazem parte da vida, mas que me chatearam, mas depois da tempestade ir embora consegui ver tudo de uma forma mais criteriosa e cabeça fria.
Relacionar-se é algo difícil e todos os dias a vida nos coloca em situações para nos testar e nos fazer crescer um pouquinho e eu confesso que ultimamente ando tirando nota zero no teste de paciência, mas devo dizer em minha defesa que os testes foram aplicados de uma só vez e eu desabei e chutei o balde e não contente ainda saí disparando mau humor para as pessoas a minha volta.
Como Internet não é lugar para jogar problemas na cabeça dos outros não vou contar o que aconteceu (rssrs ouvi o que você pensou: "AINDA BEM!" foi tão alto que eu escutei rsrsrs), mas minha vida deu uma guinada nestes dois anos e meio e mudanças exigem ajustes e nem sempre conseguimos fazê-los sem magoar ou sermos magoadas no processo.
Hoje olhando para trás vejo que deixei muitos assuntos pendentes e não tem jeito quando fazemos isso a vida vem e mostra, que não adianta fugir deles em um determinado momento eles nos alcançam e exigem uma resposta e um desfecho.
Por isso a frase acima me tocou, porque chegou a hora de ajustar meus passos e observar tudo com olhar diferente sem pressa... olhar com amor os fatos que a vida me apresentou, lembrar que cada situação tem sempre visões diferentes, eu só sei o que sinto, a cabeça do outro e o que ele pensa é mistério para mim e tentar adivinhar pode gerar julgamentos e quem julga será julgado.
E depois de muito tempo tentando represar algumas lágrimas chorei como a muito tempo não fazia, porque achei que tinha que ser forte por mim e pelos que me cercam.


"Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar nossas fraquezas. Então, são lágrimas suaves, de uma tristeza legítima à qual temos direito. Elas correm devagar e quando passam pelos lábios sente-se aquele gosto pouco salgado, produto de nossa DOR mais profunda
. "(Clarice Lispector.)


Mais aliviada a ponto de escrever aqui para todos, vou seguindo perdoando minhas imperfeições e por tabela perdoando a das pessoas que fazem ou fizeram parte de minha vida, afinal o perdão faz bem a saúde.

O perdão é a melhor sensação que uma pessoa pode ter sendo a compreensão de que o sofrimento faz parte da vida e que a raiva e ressentimentos são reações pertinentes aos acontecimentos dolorosos, sendo uma habilidade que aprende, mas que sofre, não temos o poder de mudar o passado, mas aprendemos a lidar com essas semelhanças e não esquecê-las. A raiva é uma emoção que resulta estresse proporcionando uma revolução orgânica que pode causar transtorno físico agudo do tipo infarto ou até mesmo derrame, o ódio implica numa mágoa crónica que gera o desequilíbrio interno corporal mais compatível com o câncer, por isso que o perdão faz muito bem você acaba liberando essas sensações e transtornos que carrega e se sente até mais leve, mais feliz sua auto estima melhora, pense bem antes de dizer não ao invés de perdoar. Estudos recentes mostram que o rancor e a raiva acumulados podem estar relacionados a diversos tipos de doença, como hipertensão, infarto, dores musculares, depressão e até câncer. Mas não vale perdoar só por perdoar. E conceder o perdão não quer dizer que a atitude do outro não lhe causou sofrimento. Significa, sim, que a vida continua. "O perdão é uma escolha", Gisele Fróes, a Lorena de A Favorita (textos sobre o perdão retirados da Internet - blogers.com.br/perdoar-faz-bem-a-saude-e-a-mente/ mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/perdoar-faz-bem-saude-406612.shtml )

2 comentários:

  1. Olá Inês! Tem um selo para você lá no Velejando nas Letras!

    http://velejandonasletras.blogspot.com/search/label/Selos%20recebidos

    Espero que goste da minha indicação.

    Até breve. Beijo

    Angela Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Inês:

    Concordo com o que vc escreveu no meu blog que a FÉ é extremamente necessária.

    E agora fecho com Paulo Coelho em Brida:
    "...Cada dia do homem é uma noite escura. Ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto , e mesmo assim as pessoas andam para a frente. Porque confiam. Porque têm Fé."

    Beijos
    Noeli

    ResponderExcluir